quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Dez fatos marcantes do YouTube


1. UM BILHÃO - Com o sugestivo título de Y,000,000,000uTube, o CEO e co-fundador do site de vídeos YouTube, Chad Hurley, publicou um post nesta sexta-feira no blog da empresa anunciando que o site ultrapassou a marca de 1 bilhão de acessos diários a vídeos. “Este é um grande momento de nossa história e nós o devemos a vocês”, afirmou Hurley no post.

2. COMPRA - Nesta sexta-feira, também, foi o aniversário de três anos da compra do YouTube pelo Google. Em outubro de 2006, o Google anunciou a compra do YouTube por US$1,65 bilhão - foi a transação mais alta envolvendo um site de conteúdo gerado por usuários. As ações do Google subiram 4% na época.

3. FUNDADORES - Chad Hurley, formado em design, Steve Chen e Jawed Karim, formados em ciência da computação, eram empregados da empresa de pagamentos eletrônicos PayPal. Eles tiveram a ideia de fundar o site depois de passarem dificuldade ao tentarem compartilhar vídeos na internet.

4. FUNDAÇÃO - Ativado em fevereiro de 2005, o www.youtube.com foi desenvolvido nos meses subsequentes, e lançado finalmente em novembro do mesmo ano. O primeiro vídeo do site é um garoto mostrando que estava no zoológico, colocado em 23 de abril de 2005. Cerca de um ano e meio depois dessa data, o site conseguiu alcançar a marca de 100 milhões de acessos diários e abrigar 46% dos vídeos vistos na internet.

5. PROIBIÇÕES - Nesses quatro anos e meio de existência o YouTube já bloqueado em mais de dez países. Já em 2006, quando os iranianos tentavam entrar no site, aparecíamos dizeres: “Baseado nas leis da República Islâmica do Irã, o acesso a este web site não está autorizado”. Em 2008, o site foi bloqueado na Turquia por exibir vídeos que insultavam Mustafa Kemal Atatürk, fundador da república turca. Neste ano, foi a vez da China bloquear o site, por mostrar imagens de suas tropas atacando monges e cidadãos tibetanos.

6. COPYRIGHT - Com a quantidade absurda de vídeos postada por dia no YouTube, o controle sobre vídeos com copyright se torna quase impossível. Mas, mesmo assim, a empresa criou alguns métodos para se proteger de processos por causa de direitos autorais. Além de apagar dezenas de milhares de trechos de séries, filmes e desenhos, o site vasculha todos videoclipes postados e apaga sua trilha sonora.

7. PARCERIAS - Várias gravadoras e emissoras de televisão já entraram na justiça em ações contra o site. A organização americana Viacom já entrou com uma ação contra o YouTube em que exigia US$ 1 bilhão, porque havia encontrado mais de 150 mil clipes de seu material publicado sem autorização, e que foram vistos mais de 1,5 bilhão de vezes. Outras empresas, vendo que a pirataria de seus vídeos dificilmente seria erradicada, resolveram fazer parcerias com relação ao repasse dos patrocínios. A exemplo, o site já tem acordos com as gravadoras EMI, Warner Music, Universal Music e Sony BMG, e com as produtoras CBS, BBC e MGM.

8. BLOQUEIO - Em janeiro de 2007, o YouTube ficou bloqueado no Brasil por quase 24 horas. O motivo foi a ação judicial do namorado da modelo e apresentadora de TV Daniella Cicarelli, que aparecia em cenas picantes com ela em um vídeo feito por um paparazzo na Espanha. Renato Malzoni Filho, o namorado, entrou com ação na Justiça, e houve divergência quanto à proibição. A Justiça falava em bloqueio apenas do vídeo citado no YouTube, mas as empresas provedoras - Telecom e Telefônica - receberam ordens judiciais que diziam para bloquear o site todo.

9. DEMOGRAFIA - Segundo o medidor de tráfego Alexa, o YouTube é o quarto site mais acessado da internet, 23,9% de suas visitas vêem dos Estados Unidos, 7,1% do Japão, 5% da Alemanha e 4,1% da Índia. Em média 19% dos usuários de internet acessam o YouTube, representando 3,5% de todos os pageviews da internet. No Brasil, o YouTube é o sexto site mais visitado. O site é mais visitado por homens do que mulheres e o seu principal público tem de 18 a 24 anos.

10. FENÔMENOS - Nestes anos, o YouTube veiculou vídeos que definitivamente entraram para o nosso imaginário popular. Aqui vão alguns, porque seria impossível citar todos.

Susan Boyle

Tapa na Pantera

Star Wars Kid

Real Life Simpsons

Coca-Cola + Mentos

Jeremias

Sanduíche-iche

Menina Pastora

Isso sem contar as inúmeras versões de funks gravadas com cada um desses sucessos.

Um comentário:

Esther disse...

que interessante, eu sempre me perguntei como o you tube chegou onde está, nao sabia que havia sido bloqueado no Brasil na época da "Bocarelli". na listaeu acho que faltou o Pedro me dá meu chip e o da professora baiana dançando o todo enfiado! rsrs amei o post!!