segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Os 10 momentos mais influentes da internet na década


A Academia de Artes e Ciências Digitais, sediada na cidade de Nova York, nos Estados Unidos, que organiza os prêmios Webby desde 1996, listou os dez momentos mais influentes da internet nos últimos dez anos.

1º. Ampliação do Craigslist (2000)
O site de classificados Craigslist se expande para além da cidade de San Francisco, nos Estados Unidos, em 2000, influenciando jornais em toda parte.

2º. Lançamento do Google AdWords (2000)
Google lança o AdWords, em 2000, permitindo que anunciantes direcionem anúncios com extrema precisão.

3º. Lançamento da Wikipédia (2001)
A enciclopédia aberta Wikipedia é lançada, em 2001; hoje, tem 14 milhões de artigos em 271 idiomas diferentes.

4º. Fim do Napster (2001)
O fechamento do Napster, em 2001, abre as portas a múltiplos serviços de troca de arquivos.

5º. Abertura do capital do Google (2004)
A oferta pública inicial de ações do Google, em 2004, que colocou o serviço de buscas no caminho para influenciar incontáveis aspectos de nossas vidas cotidianas.

6º. Revolução dos vídeos online (2006)
A revolução do vídeo on-line em 2006, e seu boom de conteúdo caseiro e profissional na internet, mudando a cultura pop e a política.

7º. Facebook e Twitter (2006)
Facebook passa a aceitar usuários não universitários e Twitter decola, em 2006.

8º. A estréia do iPhone (2007)
Lançamento do iPhone, em 2007, faz dos celulares inteligentes mais que produtos de luxo, disponibilizando um aplicativo para quase todo aspecto da vida moderna.

9º. Campanha presidencial dos EUA (2008)
A campanha presidencial norte-americana de 2008, na qual a internet mudou todos os aspectos da condução de uma campanha eleitoral.

10º. Protesto das eleições no Irã (2009)
Os protestos iranianos depois da eleição presidencial deste ano, quando o Twitter se provou vital para organizar manifestações e como veículo de protesto.

Texto adaptado do G1.
Fonte: Webby Awards

Nenhum comentário: